Você já deve ter ouvido falar sobre a profissão de Comissário de Voo, ou ao menos ouviu falar dos Comissários de Bordo e das Aeromoças. São apenas termos diferentes para descrever a mesma profissão.

Talvez você tenha se interessado pelos salários, pelo status e as condições de trabalho de um comissário, mas não sabe ainda muito bem o que os comissários fazem.

Se for este o seu caso, continue essa leitura, porque vamos falar sobre o papel dos comissários em um avião e durante o voo e o que você pode esperar, se quiser mesmo ingressar nessa excelente profissão.

Quem pode ser um Comissário de Voo ou Aeromoça?

Para se tornar um Comissário de Voo não são necessários muitos requisitos, além de concluir um Curso de Comissário de Voo, como o que o CEAB oferece. Nele você aprenderá tudo o que é necessário para se tornar um comissário, com aulas teóricas e práticas.

Para fazer o curso você precisa apenas de:

  • Ter 18 anos completos
  • Ter o Ensino Médio completo
  • Fazer um curso homologado pela ANAC
  • Obter aprovação em um exame da ANAC
  • Certificado Médico Aeronáutico de 2ª classe

SIM, SÃO APENAS ESTES OS REQUISITOS!

E com eles você já se prepara em alguns meses para uma profissão com status, salário e benefícios bem acima da média.

O que um Comissário de Voo faz?

Então, você ouviu falar sobre a profissão e agora também sabe que não é algo difícil de realizar. Mas e se você terminar o curso e entrar em uma Companhia Aérea, qual será o seu trabalho?

Os Comissários de Bordo ou Aeromoças, trabalham como funcionários das Companhias Aéreas, que realizam transporte comercial de passageiros. Ou seja, naqueles voos que precisamos pegar para ir de um estado para o outro ou mesmo de um país para o outro.

Os Comissários têm a obrigação de receber os passageiros nos aviões, acomodá-los de forma correta e transmitir todas as informações necessárias antes, durante e depois dos voos. Eles precisam ser simpáticos com todos, servir alimentação e tirar todas as dúvidas que possam surgir.

Embora essas sejam suas ocupações mais visíveis, o principal papel de um comissário é, na verdade, garantir a segurança, a tranquilidade e o conforto dos passageiros durante o voo.

Eles precisam fazer cumprir todas as normas de segurança e transmitir calma para os passageiros, para evitar situações de pânico.

São as figuras simpáticas dos voos, mas possuem uma enorme responsabilidade e para isso precisam adquirir noções de meteorologia, navegação aérea, combate ao fogo e segurança no mar e na selva. Estão preparados para qualquer situação adversa que, felizmente, são mais do que raras na aviação civil.

Quer ser um Comissário de Voo?

E então, gostou de saber o que faz um Comissário de Voo?
Veja os cursos do CEAB e prepare-se para uma profissão que vai mudar a sua vida!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here