Os mercados de Turismo e Aviação costumam caminhar no mesmo ritmo. Quando ocorrem, por exemplo, eventos internacionais no Brasil, como aconteceu com a Copa do Mundo e as Olimpíadas, aumentam o número de turistas e consequentemente o número de voos comerciais, o que acaba impactando a oferta de empregos no ramo da Aviação.

Vamos ver então o que pode acontecer, no mercado da aviação, com a liberação de vistos para cidadãos dos EUA e outros países entrarem no Brasil.

Visto para o Brasil liberado

Agora no início de 2019, o governo anunciou um decreto que dispensa a necessidade de visto para o Brasil, para turistas vindos dos Estados Unidos, do Japão, da Austrália e do Canadá, a partir do dia 17 de junho.

Isso significa que os turistas desses países, interessados em visitar o Brasil, vão ter que enfrentar menos burocracia, por isso estará muito mais fácil para eles fazer uma viagem para cá.  Dados recentes já mostram que o interesse em viagens para o Brasil, somente entre os americanos, já cresceu cerca de 30%.

Visto facilitado e o Mercado da Aviação

O mercado da aviação civil e as oportunidades de empregos na área já vinham crescendo. No Brasil, em 2017, foram mais de 90 milhões de passageiros só em voos domésticos das Companhias Aéreas nacionais, enquanto em 2018 esse número cresceu para mais de 93 milhões, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil, a ANAC.

Com relação aos postos de trabalho na Aviação brasileira, estimava-se, em 2017, um total de 236 mil empregos diretos (no próprio setor), enquanto este número crescia, em 2018, para 249 mil vagas de emprego. Quanto mais voos realizados, maior o número de oferta de trabalho!

MAS E A LIBERAÇÃO DE VISTO?

Com a liberação do visto, as reservas nos EUA para viagens ao Brasil em junho, mês da liberação, subiram 53%. Para julho, o número sobre para 135%, ou seja, a liberação do visto representa um aumento significativo nas vagas de emprego no setor de aviação. Vamos ver o que muda com o visto liberado:

  • Maior facilidade para entrar no Brasil
  • Maior interesse por parte de turistas em viagens ao Brasil
  • Maior número de voos internacionais chegando ao Brasil
  • Maior número de voos internacionais deixando o Brasil
  • Maior necessidade de profissionais nos Aeroportos
  • Maior necessidade de profissionais nas Aeronaves
  • Maior necessidade de profissionais nas Companhias Aéreas

É um momento muito bom, pelo menos no que diz respeito à Aviação Civil, que pode ser comparado à Copa do Mundo e às Olimpíadas, mas é ainda melhor, porque o aumento na oferta de empregos, dessa vez, por conta da liberação do visto, não fica restrito apenas a alguns meses e pode se manter por muitos anos.

ESPERA-SE UM AUMENTO DE MAIS DE 5 MILHÕES NO NÚMERO DE TURISTAS ESTRANGEIROS AO ANO NO BRASIL.

Assim, se você pensa em ingressar no Mercado da Aviação, quer ser um Comissário de Voo ou um Agente Aeroportuário, não perca o tempo de aproveitar esse crescimento na oferta de empregos, que deve continuar aumentando ao longo do ano, tempo suficiente para você completar o seu curso!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here