Se você vem buscando informações a respeito de como se tornar um Comissário de Voo ou Aeromoça, provavelmente já ouviu falar a respeito do CMA, ou Certificado Médico Aeronáutico.

Aqui neste artigo, vamos falar a respeito desse exame, explicando o que ele é, para que serve e como realizar o exame e emitir esse certificado, que é um dos requisitos básicos para se tornar
um comissário.

O que é o CMA?

O CMA, ou Certificado Médico Aeronáutico, é um documento essencial para a profissão de comissário de voo, assim como para aqueles que querem tornar-se pilotos, entre outras posições.

Esse certificado é emitido após aprovação em exames de saúde pericial, que tem como objetivo certificar que o candidato à tripulação possui condições físicas e mentais de exercer a profissão.

A exigência desse certificado por parte da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) limita os riscos na segurança dos voos, que possam ser decorrentes de problemas de saúde, evitando assim, a capacitação de um profissional que possa apresentar esse tipo de risco.

O Certificado Médico Aeronáutico possui 5 níveis ou classes, com detalhes e exigências que vão de acordo com a função a ser desempenhada. São eles:

  •  CMA DE 1ª CLASSE – Pilotos de linhas aéreas e voos comerciais.
  • CMA DE 2ª CLASSE – Pilotos privados, comissário de voo, mecânico de voo, operador de equipamentos especiais e pilotos de balão.
  • CMA DE 3ª CLASSE – Controladores de tráfego aéreo.
  • CMA DE 4ª CLASSE – Pilotos de aeronaves leves e planadores.
  • CMA DE 5ª CLASSE – Pilotos remotos de VANT.

Se o seu interesse é se tornar um Comissário de Bordo ou uma Aeromoça, você deverá obter o CERTIFICADO MÉDICO AERONÁUTICO DE 2ª CLASSE.

Como e onde realizar os exames?

Você deverá ser encaminhado para a realização de seus exames para a obtenção do CMA enquanto ainda estiver realizando o curso na escola de aviação. Lá, eles informarão com todos os detalhes o que é necessário e onde você pode realiza-los, mas também vamos falar um pouco sobre isso aqui.

Quais são os locais?

Nas clínicas e médicos credenciados, eles te fornecerão uma lista de exames que você deve realizar, para levar seus resultados no dia marcado. Já nos Hospitais da Aeronáutica, tudo será feito lá, no dia marcado. Basta estar em jejum de 12 horas no horário.
Para marcar os exames, você primeiro deverá gerar o seu Código ANAC.

Como obter o CMA?

Para obter o CMA você precisará, obviamente, ter resultados satisfatórios em seus exames médicos. Existem 3 tipos de avaliação desse exame:

  • APTO – Tudo ok!
  • PENDÊNCIA – Retornar em 30 dias com ela resolvida, por exemplo, o uso de óculos.
  • INAPTO – Infelizmente seu CMA foi negado.

Em caso de inaptidão, você poderá ainda recorrer dessa decisão junto à ANAC, em um prazo de até 30 dias. Ela irá então julgar o recurso. Em caso de aptidão, você poderá checar no site da ANAC o seu CMA emitido.

BOA SORTE NOS EXAMES E BONS VOOS!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here