Todo profissional da Aviação Civil, seja ele um piloto, comissário, mecânico, entre outros, precisa de um Código ANAC, que tem a sigla CANAC. Mas o que é a ANAC e porque você precisa obter esse código?

Aqui você vai ter a resposta para essas perguntas, além de ficar sabendo como você poderá obter e gerar o seu código ANAC. Acompanhe a leitura!

O que é a ANAC?

ANAC é a nossa Agência Nacional de Aviação Civil. Isso significa que a ANAC é o órgão oficial que regula todas as atividades da aviação civil no Brasil.

O ramo da aviação civil compreende tudo relacionado à aviação, desde que não esteja no âmbito militar. Portanto, Companhias Aéreas de transporte de passageiros, Aeroportos, entre outros, estão sujeitos às regras e regulamentos dessa agência.

Para quem quer ser um Comissário de Voo, por exemplo, terá que passar por procedimentos obrigatórios exigidos pela ANAC, como por exemplo:

  • COMPLETAR UM CURSO DE COMISSÁRIO DE VOO homologado pela ANAC
  • OBTER UM CÓDIGO ANAC, ou seja, um CANAC
  • OBTER O CMA (Certificado Médico Aeronáutico) em hospitais e clínicas credenciados
  • SER APROVADO EM UM EXAME FINAL aplicado pela ANAC

O que é o Código ANAC?

O CANAC (Código ANAC) é um número único, individual, que identifica um candidato ou um portador de licença emitida pela agência.

Pode ser comparado, por exemplo, a um CRM, que identifica os profissionais da área médica em seu órgão regulador, o Conselho Regional de Medicina. No caso do Código ANAC, ele é o mesmo para cada indivíduo, ainda que ele tenha duas profissões diferentes dentro do ramo da Aviação. Por exemplo, alguém que seja comissário e piloto, terá um único CANAC.

O Código ANAC é, portanto, o número que identifica o profissional autorizado a atuar no mercado da aviação civil.

Como gerar o Código ANAC

Seu CANAC pode ser gerado ainda enquanto você estiver estudando em uma Escola de Aviação. É mesmo recomendável que você faça isso, já que precisará do CANAC para, por exemplo, obter seu CMA, documento indispensável para atuar na área.

SACI (Sistema Integrado de Informações da Aviação)

O SACI é o sistema mantido e gerenciado pela ANAC, onde estão armazenados os dados individuais dos profissionais da aviação. Através do SACI e de seu código, será possível acessar e modificar os mais diversos tipos de informação sobre o seu status profissional.

  • Para solicitar o seu CANAC, primeiro, solicite acesso ao SACI.
  • Após encaminhar todas as informações solicitadas, você já visualizará o seu CANAC!
    (anote o seu número)

PRONTO, É REALMENTE SIMPLES ASSIM!

Agora, em posse do seu CANAC, você poderá acessar o sistema do SACI para inserir suas informações completas e também realizar solicitações.

VIU COMO É FÁCIL GERAR O SEU CÓDIGO ANAC?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here