A prova da ANAC é uma espécie de exame final para os ingressantes no mercado da aviação. Ela é aplicada pela Agência Nacional de Aviação Civil e tem o peso, na Aviação Civil, que a prova da OAB tem para o Direito e a Advocacia.

Se você já é um aluno do Curso para Comissário de Voo, ou alguém pensando em como ingressar nessa profissão, vai encontrar aqui algumas informações a respeito dessa fase importante na formação de profissionais da Aviação Civil.

Exigências da ANAC

Para preparar profissionais que irão atuar como comissários de bordo e aeromoças nas companhias aéreas, uma Escola de Aviação e seu curso precisam ser homologados pela Agência Nacional de Aviação Civil, a ANAC. Ou seja, elas precisam da autorização dessa agência para ministrarem os seus cursos. Só assim o aluno terá um certificado válido para exercer a profissão.

Ainda assim, tendo homologado os cursos, a ANAC precisa também se certificar que cada aluno tenha o conhecimento e a preparação necessários para atuar na profissão. Isso porque os Comissários de Voo possuem responsabilidades na segurança dos passageiros e da aeronave, então esse tipo de controle é fundamental.

Para certificar que o aluno está apto a se tornar um profissional, a ANAC então aplica uma prova.

A prova da ANAC

Para realizar a prova, após concluir o Curso de Comissário de Voo, é preciso agendar o exame, de forma online. No dia agendado o aspirante a comissário se dirige à uma das sedes da ANAC e faz a prova em um computador da sede. Assim que termina, ele já sabe o resultado.

A prova da ANAC é dividida em:

  • Emergência, Sobrevivência e Segurança
  • Primeiros Socorros e Saúde
  • Regulamentação da Profissão de Aeronauta
  • Conhecimentos Gerais de Aeronaves

Cada uma delas possui 20 questões e o aluno precisa ter o total de 70% de acerto em toda a prova, o que dá 14 questões em cada bloco.

Como se preparar para a Prova da ANAC

Vamos te dar algumas dicas para que você tenha uma ideia do nível de preparação necessário. É fundamental que você estude em uma escola que, além de ser homologada pela ANAC, tenha uma boa qualidade de ensino e um bom índice de aprovação de alunos.

O CEAB tem um dos melhores índices de aprovação na ANAC em todo o país e estudando lá, além de aproveitar a sua invejável estrutura e seu certificado reconhecido pelas melhores companhias aéreas, você já estará se preparando para a prova.

ESTUDE DESDE O INÍCIO

Não deixe para estudar tudo próximo ao dia da prova. Elabore uma rotina semanal de estudos, enquanto você ainda estiver no curso.

FOQUE OS ESTUDOS NAS SUAS DIFICULDADES

Identifique as matérias que você a princípio não domina e dedique um maior tempo a elas.

TIRE SUAS DÚVIDAS NAS AULAS

Durante a sua rotina de estudos, anote suas dúvidas e pergunte aos professores nas aulas do curso.

FAÇA SIMULADOS

Realizar testes com provas anteriores é excelente para você saber o nível das provas e também como uma forma de estudar. O CEAB possui um aplicativo gratuito, através do qual você realiza provas anteriores nos mesmos moldes.

ATENÇÃO NA PROVA

Leia tudo com muito cuidado. A ANAC muitas vezes testa a atenção dos candidatos.

OTIMIZE O TEMPO DE PROVA

Como toda prova, há um tempo para realiza-la. Faça primeiro as que tiver certeza e volte nas mais difíceis depois.

TENHA CALMA

Nada de se desesperar. Se você se preparou, há tempo para as questões e você pode acertá-las. Tenha calma na hora de confirmar as respostas, revise-as.

A PROVA DA ANAC NÃO É TÃO DIFÍCIL QUANTO VOCÊ POSSA IMAGINAR!

Ingresse em um curso como o do CEAB e tenha a certeza de estar preparado para essa prova!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here